Curitiba,PR 14/11/2023 – Nesse momento atual, nunca foi tão importante o equilíbrio emocional, e a habilidade para desenvolver e engajar pessoas
Em seu novo livro, autor explora o perfil de liderança que se conecta com o mundo atual, considerando quatro pilares essenciais: futurista, inovador, tecnológico e humanitário.
O escritor e executivo Carlos Coutinho lança em novembro, em todo o Brasil, seu novo livro ”Você um líder exponencial”, pela editora Alta Books. A obra aborda os desafios da liderança no mundo atual, onde mudanças ocorrem de forma acelerada. Nesse cenário de mudanças constantes, surgiu o termo “mundo B.A.N.I.”, um acrônimo que busca resumir a forma de como os fatos acontecem hoje, em especial, após a pandemia.
Traduzido do inglês, o termo remete a Brittle (frágil), Anxious (ansioso), Non Linear (não linear) e Incomprehensible (incompreensível). Neste contexto, o autor constrói, de uma forma detalhada, o perfil e habilidades necessárias de um profissional líder para aumentar a curva de adaptação ao cenário empresarial e corporativo.
A competência de “liderança e influência social” é prevista como uma das 10 principais e essenciais pelo último relatório do Fórum Econômico Mundial, essas habilidades são listadas pelas empresas como imprescindíveis à sua força de trabalho.
Para o autor, o conceito do líder exponencial remete a uma alta capacidade de adaptação frente aos cenários desafiadores, um crescimento com base em lições aprendidas e um grande potencial de formar pessoas e gerar resultados diferenciados. “Este é o perfil de líder que o mundo precisa para enfrentar todas essas mudanças que têm ocorrido, como depressões econômicas, impactos climáticos agressivos e conflitos inesperados”, afirma Coutinho.
No livro são apresentadas as habilidades do líder do futuro, que têm como base o equilíbrio de quatro pilares: O Futurista, que é proativo em testar hipóteses de futuros possíveis. O Inovador, que tem uma postura de constante visão inovadora voltada para o cliente. O Tecnológico, onde se busca antecipar tecnologias emergentes que podem ser diferenciais para o negócio onde se está inserido. E o Humanitário, onde o autoconhecimento é desenvolvido, pois conhecer e aceitar as próprias deficiências, contribui para se ter uma visão de mais empatia com o coletivo como, por exemplo, uma equipe de trabalho, valorizando e respeitando a diversidade de todos.
“Nesse momento atual, nunca foi tão importante o equilíbrio emocional, e a habilidade para desenvolver e engajar pessoas. O futuro, apesar da tecnologia em expansão, ainda vai ser conduzido por pessoas, cada vez mais capacitadas e aptas para se adaptar a essa nova rampa no mundo dos negócios, na vida pessoal e social”, completa Carlos Coutinho.
Para saber mais sobre o conteúdo, basta acessar: Você um líder exponencial: seja o líder que o mundo precisa – inovador e com foco em desenvolver pessoas
LinkedIn do autor Carlos Coutinho.