16/1/2024 –
Pesquisa ouviu mais de mil equipes de empresas brasileiras; especialista destaca algumas estratégias e ferramentas de marketing digital que podem auxiliar as marcas a angariar autoridade e público
Uma pesquisa denominada Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, realizada em parceria pelas companhias Resultados Digitais, Mundo do Marketing, Rock Content e Vendas B2B, concluiu que 94% das empresas do país escolhem o marketing digital como estratégia de crescimento. A pesquisa ocorreu durante o mês de 2023 e contou com 1.386 respondentes, membros de diversas equipes de empresas nacionais.
Outra conclusão da pesquisa é que pouco mais da metade das empresas – 50,9% – destina de 1% a 2% do seu faturamento a ações de marketing digital e 17,5% destinam ainda mais: de 3% a 4% do seu faturamento.
Já uma pesquisa realizada pela Gartner, empresa mundial especializada em pesquisa e consultoria em tecnologia da informação, apontou que os valores investidos em marketing saltaram de 6,4%, em 2021, para 9,5%, em 2022.
“A possibilidade de crescimento usando o marketing digital é muito grande, principalmente porque ele permite que, diariamente, milhares de pessoas passem a conhecer o serviço ou produto oferecido”, avalia Fábio Tavares, que é especialista em divulgação, posicionamento de marca, aumento de percepção de autoridade e captação de pacientes em busca do procedimento de harmonização facial.
Tavares destaca, entre os principais pilares estratégicos para atrair clientes e conquistar autoridade em um nicho, o posicionamento de marca e a gestão de tráfego.
Ele define o posicionamento como “a vitrine do negócio”, ou seja, a forma como se apresenta o produto ou serviço, e a gestão de tráfego como a administração de anúncios na internet com o intuito de atrair mais visitantes para um site ou um perfil em rede social.
“Ambas as estratégias devem ser trabalhadas em conjunto. Enquanto o posicionamento deve transmitir confiança, ser persuasivo e despertar o desejo de consumir, a gestão de tráfego deve garantir que a marca tenha alcance e engaje o público-alvo”, esclarece.
Entre as ferramentas que podem ser utilizadas para impulsionar o negócio, o especialista afirma que as plataformas da Meta Platforms (Instagram, Facebook e WhatsApp) e o Google Ads são os que obtêm melhores resultados. Ele ressalta, porém, que, antes de tudo, é importante definir uma estratégia.
“Em alguns cenários, por exemplo, é possível utilizar, na gestão de tráfego, uma landing page, ou seja, uma página estratégica para gerar leads ou vendas e ajudar na segmentação do público e na alavancagem de resultados.”
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