13/9/2023 –
Campanha, que permite destinar até 6% do Imposto de Renda PF e 1% na PJ, já impactou mais de 1,6 milhão de pessoas com quase 1 mil projetos atendidos em 300 cidades do Brasil
O Santander Brasil deu início à 21ª edição do Programa Amigo de Valor, uma das maiores campanhas de arrecadação e destinação de Imposto de Renda para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes do país. A expectativa para este ano é arrecadar R$ 21,5 milhões até o dia 24 de novembro, que vão beneficiar mais de 11 mil crianças de 18 estados brasileiros. No total, o programa vai apoiar 64 projetos sociais selecionados previamente via edital.
Correntistas Santander que declaram a renda pelo formulário completo podem destinar até 6% do imposto de renda devido. Por essa via, os recursos são dedutíveis, ou seja, até esse limite não há custo para o doador, que tem o valor restituído. Quem declarar o IR pelo modelo simplificado pode doar a partir de R$ 25,00. Já para empresas tributadas pelo lucro real, o direcionamento é de até 1% (também dedutível).
O montante pode ser direcionado para qualquer projeto de preferência do doador e os valores são debitados diretamente da conta corrente. O processo é realizado por meio da plataforma https://www.santander.com.br/amigodevalor/adesao/. A plataforma simplifica o processo de doação e explica todos os projetos apoiados. No site, é possível conferir a descrição das ações, ver imagens, saber a quantidade de crianças atendidas e a meta de arrecadação, entre outras informações. Para clientes PJ, as doações podem ser realizadas pelo Internet Banking do Santander.
Todas as iniciativas do Amigo de Valor estão alinhadas ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e são voltadas para a garantia de direitos de crianças e adolescentes em situação de risco social. São projetos que atuam com acolhimento institucional, maus-tratos, álcool e drogas, combate ao trabalho infantil, abuso e exploração sexual, medidas socioeducativas, inclusão da criança e do adolescente deficiente, protagonismo de meninas, educação profissionalizante e práticas socioassistenciais.
“Além de direcionar as doações para os projetos sociais escolhidos pelo Banco, o Amigo de Valor monitora e apoia, capacitando as organizações e os conselhos municipais selecionados. Para ampliar o nosso impacto, estamos sempre buscando mobilizar cada vez mais. Pessoas e empresas para fortalecer e garantir os direitos das crianças e adolescentes”, conta Gabriela Bertol, Head de Sustentabilidade do Santander Brasil.
Ao longo dos 21 anos, o programa direcionou mais de R$ 200 milhões a 942 ações (entre entidades e instituições), contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de mais de 1,6 milhão de crianças e adolescentes. Em 2022, foram 100 projetos viabilizados via edital que atenderam mais de 22,5 mil crianças, adolescentes e familiares, além de mais 32,5 mil pessoas indiretamente.
Website: https://www.santander.com.br/amigodevalor/adesao/