14/12/2023 –
Principais previsões da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas se referem ao uso de tecnologia. Especialista em contabilidade de empresas fala da importância do planejamento estratégico orientado pelas tendências
Baseada em dados de pesquisas de consumo e tendências, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) reuniu algumas previsões para o mercado brasileiro em 2024. Segundo a entidade, conhecer as tendências do mercado é importante para que as empresas possam fazer um bom planejamento de negócios.
A primeira tendência apontada pela CNDL foi a adoção de Inteligência Artificial e outras tecnologias. Os dados que apoiam essa previsão são da Ipsos, consultoria de pesquisa de mercado. Espera-se que a IA e outras tecnologias (como formatos de experiência de compra) melhorem o processo de marketing e vendas inclusive dos micro e pequenos negócios.
Outra tendência relacionada à tecnologia é o aumento da preocupação dos consumidores com a proteção e privacidade de seus dados. A CNDL cita uma pesquisa da KPMG que apontou que 83% dos entrevistados preferiam não compartilhar seus dados para colaborar com o aperfeiçoamento do produto ou serviço que adquiriam. Desses, 64% acreditavam que as empresas não protegiam os dados o suficiente e 40%, que elas não os utilizavam de maneira correta.
Ana Clara Paiva, Coordenadora de Marketing da Contajá, empresa de contabilidade, e avalia que “pelas tendências de mercado para 2024, podemos perceber que as empresas precisam se adaptar e serem mais receptivas à tecnologia e à automatização de processos, já que a competitividade do mercado segue alta, exigindo cada vez mais eficiência operacional e estratégica”. A CNDL reforça o destaque dado pela IPSOS à automatização de processos, que tem potencial para melhorar a administração dos negócios.
Ainda em relação ao uso de tecnologia pelas empresas, Paiva aponta que “ter acesso a informações em tempo real é essencial na tomada de decisões”. Para ela, “tecnologias como a contabilidade online podem fazer com que a gestão seja mais efetiva e em tempo hábil, já que o mercado tem sido de intensas mudanças e exige do empresário cada vez mais a adaptabilidade”.
A CNDL considera “alarmante”, por exemplo, o dado que aponta que apenas 53% dos líderes de empresas informam os consumidores sobre as práticas de tratamento de dados on-line.
As outras previsões feitas pela CNDL foram em relação ao fortalecimento do e-commerce, a valorização da personalização da experiência do cliente e a importância da ética e sustentabilidade nos negócios. De forma geral, a CNDL considerou que, no ano que vem, o mercado irá lidar com “muita inovação” em diversas áreas.
Paiva concorda com a necessidade de avaliar estrategicamente todas as áreas para lidar com a competitividade do mercado e acrescenta o planejamento tributário como uma parte dessa estratégia.
“Um estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) aponta que 95% das empresas pagam mais impostos que deveriam. Um bom planejamento tributário para 2024 pode evitar isso, permitindo ainda que as empresas usufruam de benefícios e isenções permitidas pela lei”, finaliza a profissional.
Para saber mais: https://contaja.com.br