in

Reciclown Circus promove conscientização a estudantes

Santos/SP 25/4/2024 –

Primeira fase da nova temporada da Cia Raros Circo e Teatro contempla 10 cidades do litoral sul e baixada santista, entre os dias 22 a 26 de abril. A expectativa dos artistas é atingir 7 mil alunos da rede municipal de ensino

Depois do sucesso de público no interior do Estado de São Paulo, o espetáculo Reciclown Circus da Cia Raros Circo e Teatro promove circuito no litoral paulista e com adaptação à região. Com foco ‘Onda Limpa’, a nova agenda de apresentações teve início no dia 22 de abril, em Cananéia e segue até o dia 26, passando inicialmente por 10 cidades do litoral sul e baixada santista. A trupe já passou por Ilha Comprida, Iguapé, Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá e nesta quinta (25) chega à Praia Grande e a São Vicente. As próximas paradas serão nas cidades de Santos (26), às 10h na UME Padre Lúcio, que fica na Rua Dr. Carlos Alberto Curado, 2287 – José Menino e em Cubatão (26), às 14h30, na UME Padre Manoel da Nóbrega (Av. Beira Mar, 1392 – Casqueiro).

A companhia tem a expectativa de atingir cerca de 7 mil estudantes nesta primeira fase da temporada. A segunda etapa está prevista para o segundo semestre, com início do circuito por Guarujá e término em Ubatuba, no litoral norte.

Segundo o coordenador geral da Cia Raros Circo e Teatro, Fábio Brasileiro, durante a última passagem do grupo pelo município de Guarujá, em 2023, os artistas foram surpreendidos com a quantidade de lixo levado à praia durante uma ressaca. “A cena impactante reafirmou para nós teses de pesquisadores e ambientalistas e confirmou números alarmantes que encontramos dia a dia no noticiário jornalístico, nos inspirando a fazer algo para ajudar a mudar essa realidade”, conta o artista.

A partir dessa experiência, o grupo escreveu o projeto Reciclown Circus – Onda Limpa com objetivo de atender a estudantes do ensino fundamental do litoral, por meio de apresentações em escolas e teatros. A proposta foi aprovada pelo edital ProAC Nº 07/2023 – Público Infanto – Juvenil / Circulação de Espetáculo.

Além das apresentações, o projeto reúne rodas de bate-papo dos artistas circenses com o público e mais três oficinas de malabarismo e equilibrismo com materiais recicláveis como contrapartida no projeto. O propósito principal é, conduzir a construção de uma consciência crítica em relação às questões ambientais e uma sensibilização socioambiental do público.

Arte que ensina

O espetáculo Reciclown Circus – Onda Limpa é uma comédia que mescla recursos teatrais e circenses, unindo entretenimento e educação. A proposta traz ainda incentivo a reflexões sobre o uso de materiais reutilizáveis e outras questões ambientais. A importância do trabalho de garis e de catadores de lixo reciclável é valorizada, destacando a importância destes profissionais para a sociedade e para o meio ambiente. A relação entre o consumo e o meio ambiente também está inserida na abordagem artística. “Com humor, poesia e ludicidade, a peça mostra como pequenas ações em nosso cotidiano impactam a vida de todos, especialmente na dimensão socioambiental”, explica Fábio Brasileiro.

O cunho educativo do espetáculo é trabalhado com muita descontração e conta com modalidades de malabarismo e manipulação com objetos não convencionais, equilibrismo, mágica, duo acrobático, percha e comicidade, aliadas a uma dramaturgia inteligente e atual. Com estes recursos, dois personagens em cena tratam de separação, reutilização e reciclagem de materiais, e da urgente necessidade de conscientização popular sobre esses temas.

A montagem da Cia Raros Circo e Teatro foi criada para o público infantojuvenil. Essa foi a maneira encontrada para contribuir com a formação de cidadãos atentos para a preservação do planeta. “O tema da reciclagem é de fácil abordagem, porém requer uma metodologia que seja eficiente e ao mesmo tempo prazerosa”, destaca Fábio. Para ele, esse é um papel da arte, que neste caso, transforma o circo e teatro numa ferramenta pedagógica alternativa que proporciona a construção de conhecimentos de uma maneira participativa, descontraída e divertida.

Com essa proposta, os artistas acreditam que o seu público de hoje poderá fazer a diferença no futuro do país. “Queremos estimular os estudantes de forma lúdica e ao mesmo tempo prática, para percepção da problemática socioambiental em cada município onde circularemos”, acrescenta Daniela Brasileiro.

Diálogo consciente

O Reciclown Circus – Onda Limpa foi idealizado para ser múltiplo, híbrido e singular, propondo diálogo construtivo entre circo e teatro, arte-educação e consciência ambiental – “uma causa urgente”, na opinião dos artistas da companhia. “Estamos vivendo um tempo de mudanças e alterações climáticas, resultantes da poluição gerada pela população mundial, o que tem impactado o mundo de forma negativa. Cremos que todo esforço de conscientização é bem-vindo e necessário”, afirma João Marcílio.

A cada temporada é feito um alerta à plateia sobre o avanço do lixo na cena ambiental, estimulado por alto consumismo da população. Neste circuito pelo litoral do Estado de São Paulo, o grupo vai mostrar o quanto os oceanos ganham cada vez mais acúmulos de lixo, principalmente do plástico.

De acordo com estudo do projeto Blue Keepers realizado pelo Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil, estima-se que há acumulado nos oceanos entre 86 milhões e 150 milhões de toneladas (t) do material, em seus inúmeros formatos, composições e tamanhos, que podem demorar séculos para se decompor. Só o Brasil lança potencialmente no ambiente 3,44 milhões de toneladas de sacolas plásticas, garrafas PET, canudos, embalagens de xampu e isopor a cada ano. Dados como estes serão destacados em material gráfico que será distribuído ao público com informações relevantes sobre a poluição no litoral brasileiro e o impacto deste volume na vida marinha.

Serviço:
O que: Reciclown Circus – Onda Limpa (Litoral Sul e Baixada Santista)

Próximas apresentações
25/04 – São Vicente
EMEF Maria de Lourdes Batista
Praça Rubéns Ferreira Martins, S/nº – Parque São Vicente, São Vicente – SP
Horário: 15h
26/04 – Santos
UME Padre Lúcio Floro
R. Dr. Carlos Alberto Curado, 2287 – José Menino, Santos/SP Horário: 10h

26/04 – Cubatão
Horário: 14h30
UME Padre Manoel da Nóbrega
Av. Beira Mar, 1392 – Casqueiro, Cubatão/SP

Redes Sociais da Cia
Instagram: @raroscircoteatro
YouTube: https://www.youtube.com/@RarosCircoTeatro

Website: https://www.instagram.com/verbonostro/

Written by

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *