in

Webinar aborda nova Política Nacional de Cuidados Paliativos

Sao Paulo, SP 17/6/2024 –

Cuidado paliativo é uma abordagem que melhora a qualidade de vida de pacientes e familiares diante de doenças que ameacem a continuidade da vida, por meio do alívio do sofrimento, tratamento da dor e de outros sintomas de natureza física, psicossocial e espiritual.

O Comitê de Políticas Públicas da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), entidade representativa dos Cuidados Paliativos no país, realiza no dia 18/06, às 19h, pelo canal da ANCP no YouTube, o webinar gratuito “Política Nacional de Cuidados Paliativos”.

A Política Nacional de Cuidados Paliativos (Portaria GM/MS nº 3.681, de 7 de maio de 2024) inova ao contemplar importantes ações, dentre elas, a criação de equipes matriciais e assistenciais em todo o território nacional, a capacitação de profissionais de saúde em cuidados paliativos, principalmente na atenção primária, e a melhoria do acesso a medicamentos por quem necessita de cuidados paliativos.

A ANCP, junto ao Conselho Nacional de Saúde (CNS), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), além do Ministério da Saúde, participou ativamente das etapas da construção dessa Política, essencial para uma abordagem multiprofissional, humanizada e compassiva aos pacientes em qualquer estágio de doenças graves.

Cuidado paliativo é uma abordagem que melhora a qualidade de vida de pacientes e familiares diante de doenças que ameacem a continuidade da vida, por meio do alívio do sofrimento, tratamento da dor e de outros sintomas de natureza física, psicossocial e espiritual.

O webinar é voltado a profissionais de saúde, mas o público leigo no assunto também é bem-vindo. O encontro terá a participação de seis especialistas:

– Rodrigo Kappel Castilho, médico especialista em medicina intensiva com área de atuação em medicina paliativa e presidente da ANCP;

– Thaís Gonçalo, terapeuta ocupacional e vice-presidente da ANCP;

– Gabriela Hidalgo, médica de família especializada em cuidados paliativos;

– Alexandre Silva, enfermeiro, fundador e líder do projeto “Comunidades Compassivas em favelas no Brasil” e membro do coletivo de experts que discute a operacionalização da PNCP no âmbito do SUS;

– Douglas Crispim, geriatra e paliativista, ex-presidente da ANCP e membro da diretoria da WHPCA (Wordwide Hospice Palliative Care Alliance);

– Luís Fernando Rodrigues, membro fundador e ex-presidente da ANCP, secretário do Comitê de Políticas Públicas da ANCP e médico titular da equipe de Cuidados Paliativos e responsável técnico do Serviço de Atendimento Domiciliar Paliativo do Hospital de Câncer de Barretos (SP).

Serviço:

Webinar gratuito “Política Nacional de Cuidados Paliativos”.

Data: 18/06, às 19h

AO VIVO

YouTube: @TVANCP

Instagram: @ancpaliativos.br

 

A Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) é uma associação científica, fundada em 2005, que tem como objetivo congregar profissionais com interesse no desenvolvimento, ensino e implementação dos Cuidados Paliativos no Brasil. É a entidade oficial de representação multiprofissional da prática paliativa no Brasil. Sua atuação abrange a representação dos profissionais que trabalham em Cuidados Paliativos, promovendo ações de fomento e desenvolvimento de educação, pesquisa e atividades profissionais.

A ANCP também busca parcerias com instituições, públicas e privadas, governamentais nacionais e internacionais, entidades de classe e associações de apoio a pacientes e familiares, a fim de que estimular a implementação de serviços de Cuidados Paliativos no Brasil, que comprovadamente aumentam a qualidade de vida dos pacientes e promovem melhor gestão nas instituições de saúde.

 

Website: https://www.instagram.com/ancpaliativos.br

Written by

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *