São Paulo, SP 9/1/2024 – De acordo com um levantamento da plataforma UP, 35% das empresas classificam como crítico ou insatisfatório o modo como atendem os clientes.
Mais de um terço dos usuários do UP, plataforma que auxilia donos de estabelecimentos a avaliar a gestão, classificam como insuficiente ou crítica a maneira como atendem os clientes. Explicação está na dificuldade em contratar, treinar e reter mão de obra
O setor de bares e restaurantes no Brasil é um dos que mais emprega e movimenta a economia. Em 2023, segundo dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o setor faturou R$ 414 bilhões, uma alta de 4,5% sobre o resultado de 2021, que foi de R$ 396 bilhões. Apesar deste crescimento, o setor enfrenta alguns desafios, como a inflação, a alta dos juros e a falta de mão de obra qualificada. Para enfrentar esses desafios, os bares e restaurantes precisam se tornar mais competitivos e eficientes.
Entre os pilares para o sucesso de um bar ou restaurante está o atendimento. Este é um dos pontos principais na hora de criar fidelização dos clientes. Entretanto, de acordo com um levantamento da plataforma UP, 35% das empresas classificam como crítico ou insatisfatório o modo como atendem os consumidores. Em contraponto, apenas 14% dizem que é excelente.
Outro ponto negativo destacado a partir dos dados do UP é a gestão de pessoas. Somente 11% dos empresários que acessaram a plataforma definiram a gestão de pessoas em sua empresa como um diferencial, enquanto 30% disseram ter uma maneira insatisfatória de lidar com os funcionários.
Outras carências apontadas pelos empreendedores do setor de alimentação fora do lar foram a higiene (37% disseram precisar de melhorias) e o marketing (62% afirmaram que suas estratégias são insuficientes).
Os dados foram apurados a partir de mais de mil avaliações na plataforma UP, uma solução gratuita que permite que o gestor de um estabelecimento avalie nove aspectos do negócio e compare os resultados com os de outras empresas da mesma região ou do mesmo porte. Os aspectos são atendimento, limpeza, produto, vendas e marketing, responsabilidade empresarial, facilidades, gestão econômica e financeira, gestão de pessoas e tecnologia.
O proprietário do bar Candreva, em Campinas, André Candreva, diz que o UP auxilia na tomada de decisões em seu dia a dia como empresário. “É possível comparar a sua empresa com a concorrência, seja por região ou segmento. Dessa forma, é possível acompanhar nossa evolução em relação aos outros”, afirma. “Com relação aos dados, o que entendo como mais importante são as simulações possíveis. Por exemplo, se você vê algum critério que sua empresa não está indo bem, você simula como melhorar o fator. Além disso, ainda tem as indicações que a plataforma oferece para a melhoria dos bares e restaurantes”, completa o empresário.
“O UP é uma solução criada para apoiar o empreendedor em todas as etapas da jornada de crescimento de seu bar ou restaurante. Com ela, o empresário tem auxílio para entender melhor o seu negócio, enxergá-lo dentro do mercado em que compete, simular medidas práticas que impactam na competitividade e receber recomendações para o desenvolvimento da empresa”, diz Daniel Borges, líder de marketing da Abrasel.
Até o fim de 2023, cinco meses e meio após o lançamento do UP, a plataforma alcançou a marca de 1000 estabelecimentos do setor de alimentação fora do lar que se cadastraram e receberam orientações por meio das entregas de valor da solução. A ferramenta segue as regras da Lei Geral de Proteção de Dados, portanto é uma plataforma 100% segura em relação às informações de quem se cadastra.
Website: http://www.upabrasel.com.br